Turismo sensorial no Parque Natural do Trabiju, Pindamonhangaba

Alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo do SENAC Guaratinguetá e a Trip Rural, passaram o dia (31/10) em Pindamonhangaba para a vivência num roteiro sensorial para portadores de necessidades especiais (PNE), mais especificamente nos portadores de deficiência visual (DV).

O grupo foi trazido pela empresa de transporte Pindatur e depois do café da manhã proporcionado pelo Hotel Sleep Inn, o grupo seguiu para o Parque Natural do Trabiju.

A recepção na Unidade de Conservação teve apoio do seu Conselho Gestor juntamente dos Departamentos de Meio Ambiente e Turismo. Receber este grupo foi importante pela contrapartida que a tarefa do SENAC ofereceu aos parceiros, ou seja, o levantamento de informações para adequação do Parque como atrativo turístico para receber este público especial.

Para isso, os Guardas Ambientais estudaram as trilhas mais adequadas, no que tange à segurança e grau de dificuldade de acesso. Ofereceram a visita ao Auditório dedicado às aulas de educação ambiental onde estão expostas fotografias do Parque que ilustram espécies da fauna e flora.  Objetos de ruínas do local, carcaças de animais encontradas nas trilhas, maquetes serviram para experiências sensoriais como o tato e olfato.  Ainda que um Deficiente Visual (DV) não contemple uma imagem, o material foi fundamental para o treino dos alunos na condução de um DV. Técnicas de explanação e descrição de ambientes, peças e neste caso, as fotografia, foram uma importante ferramenta de estudo e treinamento na tarefa pedagógica do grupo.

O grupo ainda conheceu a "Aldeia" que é o  Centro de Visitantes formado por ocas que servem de "estações" que abordam vários temas relacionados à preservação ambiental.

O teste de degustação da água mineral e uma amostra da "água de torneira", aquela vinda direto do hidrômetro ou das caixas d´água onde quem deve manter a qualidade da água é o dono do imóvel, enriqueceu ainda mais a experiência sensorial entre os alunos.

Parque Natural Municipal do Trabiju
Prefeitura de Pindamonhangaba - Departamento de Meio Ambiente
Telefones: 12) 3645-1797 / 3645-6230
E-mail: parquedacidade@pindamonhangaba.sp.gov.br

Apoio:

 

 

 

Voltar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.