Parque Natural do Trabiju, Unidade de Conservação como atrativo turístico

O Parque Natural Municipal do Trabiju foi nosso primeiro destino na 4a. Fam Tour Trip Rural/AMAVAP, no município de Pindamonhangaba/SP, realizada no ultimo dia 29 de janeiro de 2020.

Localizada na Serra da Mantiqueira, o Parque é um importante fragmento da Mata Atlântica com fins de preservação de importantes nascentes e de espécies nativas da fauna e flora, muitos deles endêmicos da região.

Além das atividades de pesquisa científica, acadêmica e educação ambiental, o Parque é um dos mais propícios para o turismo ecológico e o de observação de pássaros. Neste quesito, uma recente publicação da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e Secretaria de Turismo de São Paulo e, Fundação Florestal com apoio da Avistar Brasil, apontam um número de pelo menos 370 espécies de aves catalogadas.

Ornitólogos de carteirinha como Alex Mesquita (dir), biólogo e guia de observação de pássaros, com pesquisas realizadas na Unidade Conservação são profundos admiradores de espécies que são de difícil avistamento em outras áreas.  Entretanto, no "Parque do Trabiju eles são vistos facilmente como no caso do gaturamo-bandeira (esq), que no inverno são registrados muitos grupos (com contagem de até 50 indivíduos num dia) e a maria-leque-do-sudeste (centro) que convivem em casais, fazendo seus ninhos sobre os tantos riachos da unidade". Um fato surpreendente para a região e aos especialistas. (foto pássaros: Alex Mesquita)

Apesar do Parque do Trabiju ainda não alcançar um modelo de referência, é um ótima opção para o turismo em Unidade de Conservação. Sua dimensão de aproximadamente 600 hectares se torna um atrativo interessante para grupos de turismo que querem fazer as primeiras inserções no turismo ecológico com caminhadas, contemplação e conhecimento da biodiversidade da área protegida visitada.  Sinalização das trilhas, manutenção, vigilância constante e ocupação ordenada são importantes políticas públicas no uso público destas Unidades de Conservação.

Visitas monitoradas

A ação organizada pelo nosso projeto Trip Rural reuniu 30 profissionais entre agentes, guias de turismo e transportadores para uma visita de familiarização ao Parque.  Vários deles tem o turismo ecológico e de aventura dentro de seu perfil de pacotes oferecidos aos turistas. Todos gostaram do que viram e se sentiram motivados a voltarem com grupos para visitas monitoradas.  A existência de uma área com as características do Parque do Trabiju, com localização geográfica próxima às cidades do Vale do Paraíba, Serras e das divisas com os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, faz aumentar o leque de opções para visitas na região.

O Parque possui um Auditório para apresentações, oficinas e mantém exposição permanente com peças de ruínas datadas de 1900 da antiga estrutura de dutos que canalizaram as águas do Parque para abastecer a cidade. Possui também ossadas de mamíferos encontrados nas trilhas abatidos por seus predadores, fotografia de pesquisadores e de moradores da cidade e, maquete das estruturas que ilustram o antigo Centro de Visitantes incendiado em 2018. Temporariamente o Auditório faz o papel de Centro de Visitante juntamente do Alojamento para a estadia de pesquisadores e equipe do Parque Natural.  O Alojamento possui sala de reunião, de convivência, cozinha, dormitórios, duchas e sanitários.

Existem 5 trilhas abertas, sendo 4 para as atividades pertinentes à visitação pública e uma para a fiscalização. As trilhas abertas à visitação são de fácil acesso e realizadas (ida e volta) em torno de:

  • 10 minutos para a Trilha do Eucalipto dedicada à Educação Ambiental;
  • 20 minutos para a Trilha da Cachoeira e Trilha da Ponte Pênsil;
  • 30 minutos para a Trilha das Ruínas (circuito) e;
  • 1 hora para a Trilha da Caixa D´Água, todas de nível baixa e média dificuldade.

Os grupos de turismo são atendidos com a monitoria dos próprios Guardas Ambientais ou por servidores públicos voluntários.  Para fazer a visita monitorada ao Parque do Trabiju, basta agendar seu grupo na Secretaria de Meio Ambiente, pelo e-mail parquedotrabiju@pindamonhangaba.sp.gov.br ou pelo telefone (12) 3645-1797. Os grupos precisam ser de no mínimo 2 e no máximo 20 pessoas. As visitas são realizadas de segunda-feira a sábado.

Endereço: Estrada do Trabiju, s/no, Pindamonhangaba, SP

                               Realização:                                              Apoio institucional:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.