Alambique Beija Uva, Lagoinha

José Nivaldo Campos nasceu na propriedade onde em 1972 foi montado o alambique que leva o nome da fazenda.  Hoje, aos 45 anos está a frente da Fazenda Beija Uva. Pais, tios e irmãos, assim como grande parte das propriedades rurais de Lagoinha, se dedicavam à agropecuária de leite e, ainda hoje, tem seu gado. Mas o alambique é a menina dos olhos da família. A Fazenda cultiva a cana especialmente para a produção da Cachaça Beija Uva no alambique. Nivaldo e a esposa Izildinha possui um casal de filhos e é a típica família de Lagoinha que tem na propriedade rural o sustento da família.

De acanhado ele só tem o jeitão e a forma de falar porque na produção da bebida, ele já é referência.  Sua forma agroecológica de produção com reaproveitamento dos resíduos da própria cana e abudos orgânicos em seus campos fizeram com que o SEBRAE indicá-lo a compradores e apreciadores da bebida. Com uma produção média 50 mil litros por ano, explica que sua cana "é de qualidade e própria para a produção de cachaça, que não é barata e as vezes fornece mudas para outros produtores".  Isso faz com que o sabor e aroma da bebida caia no gosto dos apreciadores da região e de outros que vêm de longe em busca de suas garrafas.

Visitar o alambique é convite para conhecer o processo de destilação desde a moagem para a retirada da garapa, passando pela queima do bagaço da cana até o engarrafamento. O Alambique ainda utiliza boa parte das estruturas antigas da época de seu pai. Maquinário, caldeiras, destiladores, resfriadores e toneis antigos de madeira rara que pouquíssimas propriedades possuem.  Além da cachaça branca e a envelhecida no tonel de carvalho que tem notas de baunilha e frutas secas, Nivaldo produz uma segunda qualidade da bebida envelhecida por um período ainda maior num tonel de amburana que lhe dá toque aveludado e notas de mel, canela e especiarias. A degustação não pode faltar!

Durante a visita você terá ideia do aproveitamento da cana para a produção não só da cachaça mas de vários produtos oriundos dela. O caldo, o melado, a rapadura, as diversas opções de açucares, a vinhaça que serve de adubo e finalmente, a aguardente genuinamente brasileira.

O Alambique Beija Uva tem fácil acesso e localização, com sinal para celular, internet e ótima receptividade.

Endereço: Fazenda Beija Uva, s/n – Bairro Brejauva. Confira nosso Mapa para saber como chegar!
Atendimento das 8h00 as 18h00, de segunda a sábado.
Formas de pagamento, somente em dinheiro.
Contatos:
Cel: (12) 99711-7897
E-mail: campos.geisa12@gmail.com

Confira mais opções de onde ir e o que fazer em Lagoinha:

Tudo sobre Lagoinha 

Pousada Pires 

Centro Histórico e Religioso

Bar do Paulão

Estância Córrego da Onça

Cachoeira Grande

 

Siga-nos e curta nossa Fã Page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *